Voleibol ensinar jogando
Autor(es) - Jorge Gonçalves
- €20.14
Voleibol – Ensinar Jogando é uma nova abordagem do ensino e treino do voleibol, realizada numa perspectiva global, prática, detalhada e inovadora. Este é um instrumento de trabalho indispensável para quem ensina e aprende voleibol, quer no âmbito da Educação Física, quer no do treino desportivo.
Especialmente orientado para a prática pedagógica quotidiana, o livro inclui respostas para as dúvidas ou dificuldades dos estudantes de Educação Física, treinadores, monitores ou professores no ensino voleibol.
O leitor poderá encontrar aqui desenvolvidos os seguintes temas: a estrutura funcional ou lógica interna do jogo de voleibol; o jogo reduzido e as suas variáveis condicionantes; o ensino do voleibol através de situações de jogo reduzido e condicionado; etapas de aprendizagem e níveis de jogo; estruturação de situações JRC em etapas de aprendizagem; a avaliação; a competição formal numa perspectiva pedagógica.
ÍNDICE:
1. ESTRUTURA FUNCIONAL OU LÓGICA INTERNA DO JOGO DE VOLEIBOL
1.1. O voleibol, um jogo de cooperação/oposição
1.2. Parâmetros configuradores da estrutura funcional e dinâmica do voleibol
1.3. As regras do jogo
1.4. O espaço de jogo
1.5. O tempo
1.6. A comunicação
1.7. A técnica ou modelos de execução
1.8. A estratégia motora
2. O JOGO REDUZIDO E SUAS VARIÁVEIS CONDICIONANTES
2.1. O jogo formal (6*6) jogado rudimentarmente
2.2. Premissas do jogo reduzido condicionado
2.3. Componentes essenciais de uma situação de jogo reduzido condicionado
2.4. Manipulação do desenho das situações de jogo reduzido
2.5. Variáveis condicionantes nas situações de jogo reduzido
3. O ENSINO DO VOLEIBOL ATRAVÉS DE SITUAÇÕES DE JOGO REDUZIDO CONDICIONADO
3.1. As estratégias de ensino na actividade desportiva
3.2. Ensinar a jogar, jogando
3.3. O jogo como situação de aprendizagem
3.4. Organização do processo e noção de progresso
3.5. O estado de (des)equilíbrio
3.6. A estrutura de uma sessão de aula/treino
3.7. A avaliação
3.8. O papel do professor/treinador
3.9. A rentabilização das condições de prática
4. ETAPAS DE APRENDIZAGEM E NÍVEIS DE JOGO
4.1. Estruturação do processo de ensino-aprendizagem
4.2. Análise sistemática do jogo
4.3. Etapas de aprendizagem
5. ESTRUTURAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE JRC EM 6 ETAPAS DE APRENDIZAGEM
5.1. Justificação para a estruturação das situações de JRC
5.2. Quadros-síntese das situações de JRC, por etapa de aprendizagem
5.3. Situações de JRC 1*1 e 2*2
5.4. Situações de JRC 3*3 e 4*4
6. A AVALIAÇÃO
6.1. Avaliar em situação de jogo
6.2. Modalidades de avaliação
6.3. Construção de um instrumento de avaliação
6.4. Proposta de situações de avaliação através de JRC para as 6 etapas de aprendizagem
7. A COMPETIÇÃO FORMAL SEGUNDO UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA
7.1. A actividade competitiva
7.2. Alterações regulamentares e procedimentos organizativos a implementar em torneios de voleibol de âmbito recreativo e formativo
- Formato: Capa mole 21.00 * 21.00
- Nº de páginas: 279
- Editado em: 2009
- Idioma: Português
- ISBN: 9789722416375