Sociologia das elites
Autor(es) - Jacques Coenen-Huther
- €18.02
A igualdade tornou-se um valor dominante. Daí uma enorme reticência se expandiu acerca da noção de elite, muitas vezes considerada simples para-vento de privilégios indevidos. No entanto a existência, em todas as sociedades, de minorias que se distinguem «por cima» justifica o desenvolvimento de uma sociologia das elites, sem preconceitos nem prejuízos, que se destine a suscitar reflexões e tomadas de posição apenas ideológicas.
Uma elite define-se por uma forma de excelência ou apenas pela preeminência de facto? As elites fundamentam-se pelo poder, pela riqueza ou pela notoriedade? As elites têm um sentimento de conivência, por forma a poderem formar verdadeiras classes políticas?
Dando continuidade às investigações de Giovanni Busino; retomando as análises de Pareto, Mosca e Michels; referindo a teoria das dominantes de Bourdieu; interpelando Mills ou Poulantzas, o autor retorna à problemática central do seu propósito, a da suposta heterogeneidade das elites.
Trata-se, seguramente, de uma obra fundamental, destinada aos estudantes de sociologia e de ciência política, aos docentes e investigadores de ciências sociais, bem como a todos aqueles que decidam levar a cabo uma reflexão informada sobre as crescentes tensões entre uma crescente exigência de democracia e o papel efetivo, cada vez mais afirmado, das elites sempre mais diversificadas na sua natureza e modalidades de influência.
ÍNDICE:
Introdução
Cap. 1. Uma questão clássica: a elite ou as elites?
1.1. A dupla conceção paretiana
1.2. A oposição elite-massa
1.3. As elites: competição ou especialização?
1.4. As elites como minorias
1.5. As elites e a luta das classes
1.6. Elite ou elites: diversidade dos pontos de vista
Cap. 2. A elite como classe dirigente
2.1. A tendência para a oligarquização
2.2. A elite governamental
2.3. A elite do poder
2.4. As elites e a democracia
Cap. 3. As elites como grupos de influência
3.1. Elites produtivas e não produtivas
3.2. As teorias da «nova classe» tecnoburocrática
3.3. As teorias empresariais modernas
3.4. As elites e a sua capacidade de influência
3.5. As elites do poder e as elites da notoriedade
Cap. 4. Ensaios de tipologia e abordagens empíricas
4.1. A elite: um objeto socialmente pré-construído
4.2. As elites: critérios de classificação
4.3. As pertinentes dimensões de análise
4.4. As elites como orientação local ou cosmopolita
4.5. As elites estratégicas e a investigação empírica
Cap. 5. Seleção, reprodução e circulação das elites
5.1. A formação e a seleção das elites
5.2. O recrutamento das elites políticas
5.3. As configurações de elites e a sua evolução
5.4. Circulação e reprodução das elites
5.5. Conclusão
Bibliografia
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.50
- Nº de páginas: 206
- Editado em: 2013
- Idioma: Português
- ISBN: 9789896591298