Natação
- Contributo para o sucesso do ensino-aprendizagem
Autor(es) - Cantarino de Carvalho
- €7.50
Este livro encontra-se dividido em cinco grande blocos: o que é "saber nadar"?, noções de biomecânica da natação, noções de fisiologia aplicadas à natação, a didáctica da natação, e planificação.
ÍNDICE
I. Introdução
II. O que é “saber nadar”?
1. Interpretação de dados recolhidos em inquérito
2. A concepção pedagógica
2.1. As componentes básicas
2.1.1. O equilíbrio
2.1.2. A respiração
2.1.3. A propulsão
3. A adaptação ao meio aquático
3.1. Como diferentes autores avaliam “saber nadar”
4. Graus de adaptação ao meio aquático (G.A.M.A)
4.1. Critério de êxito
III. Noções de biomecânica da natação
1. Factores que influenciam flutuabilidade
1.1. A impulsão (princípio de arquimedes)
1.2. A densidade
1.3. Teste para aferir a flutuabilidade
1.4. Implicações pedagógico-didácticas
2. Factores que influenciam a propulsão
2.1. Análise do movimento
2.2. A inércia
2.3. Resistências
2.4. A lei da acção-reacção
2.5. Trajectória das superfícies propulsivas
2.6. Implicações pedagógico-didácticas
IV. Noções de fisiologia aplicadas à natação
1. Sistema nervoso
2. O ouvido
2.1. Implicações pedagógico-didácticas
3. O sistema musculo-esqulético
3.1. Os músculos
3.2. Os ossos
3.3. Implicações pedagógico-didácticas
4. Sistema termorregulador
4.1. A pele
4.2. Implicações pedagógico-didácticas
5. O sistema cardio-respiratório
5.1. O aparelho circulatório
5.2. O aparelho respiratório
5.3. Implicações pedagógico-didácticas
6. O olho
6.1. Implicações pedagógico-didácticas
7. Os órgãos proprioceptivos
7.1. Implicações pedagógico-didácticas
V. A didáctica da natação
1. Clarificação terminológica
1.1. “Habilidade motora”, “Procedimento”
1.2. “Aprendizagem”, “Adaptação”, “Aperfeiçoamento”, “Treino”
2. 1ª Fase: adaptação básica
2.1. O domínio dos reflexos de defesa
2.1.1. Principais habilidades a exercitar e as dificuldades de aprendizagem
2.1.2. Procedimentos
2.2. Domínio do equilíbrio horizontal
2.2.1. Principais habilidades a exercitar e suas dificuldades
2.2.2. Procedimentos
2.3. Domínio elementar da propulsão
2.3.1. A primeira técnica
2.3.2. Principais habilidades a exercitar e suas dificuldades
2.3.3. Procedimentos
2.4. Adaptação de bebés ao meio aquático
3. 2ª Fase: A formação técnica
3.1. Regulamentação da actividade motora em natação
3.1.1. Livres
3.1.2. Costas
3.1.3. Bruços
3.1.4. Mariposa
3.2. Caracterização da actividade motora em natação
3.3. Níveis de aprendizagem motora
3.3.1. Coordenação rudimentar
3.3.2. Coordenação elaborada
3.3.3. Estabilização
3.4. O ensino-aprendizagem das técnicas
3.4.1. Sugestões metodológicas para o ensino-aprendizagem de Crawl, costas, bruços e mariposa
3.4.1.1. A percepção do ritmo do movimento
3.4.1.2. Exercícios passivos
3.4.1.3. Os exercícios “em seco”
3.4.1.4. A evolução técnica a distância e o tempo
3.4.1.5. Principais dificuldades
3.4.2. Sugestões metodológicas para as partidas
3.4.3. Sugestões metodológicas para as viragens
3.4.4. “Assembly Line Method”
3.4.5. Método global versus método analítico
3.4.6. “Plateaux” de aprendizagem
3.4.7. Será que se “desaprende a nadar”?
4. 3ª Fase: Aplicar o que se aprendeu
4.1. “Salvamento”
4.2. “Pólo aquático”
4.3. “Natação pura”
4.4. “Saltos para a água”
4.5. “Mergulho”
4.6. “Provas combinadas”
4.7. “Natação correctiva”
4.8. Plano individual de desenvolvimento
5. Planificação
5.1. As condições das instalações
5.1.1. As características do tanque
5.1.1.1. Estratégias para suprir a falta de apoios plantares no fundo do tanque
5.1.2. Piscinas e saúde pública
5.1.2.1. O equipamento
5.1.2.2. O tratamento
5.1.2.3. O meio ambiente
5.1.2.4. As condições acústicas
5.1.2.5. A educação dos utentes
5.1.2.6. Doenças e perigo de contágio
5.1.3. O material auxiliar
5.1.3.1. Normas gerais para o uso do material auxiliar
5.1.4. Os vestiários e balneários
5.2. As condições organizacionais
5.2.1. A coordenação pedagógica
5.2.2. A constituição de classes
5.2.2.1. Número de alunos por classe
5.2.3. O tempo de aula
5.2.4. A periodicidade
5.2.5. A distribuição das classes pelos professores
5.3. A eficácia da comunicação
5.3.1. A visão
5.3.2. A audição
5.3.3. O tacto
5.3.4. A gravação em vídeo
5.4. Os estilos e práticas de ensino
5.4.1. Os estilos de ensino
5.4.2. O plano de aula
5.4.2.1. A estrutura da aula da natação
5.5. A motivação
5.5.1. Motivação intrínseca versus extrínseca
5.5.2. As estratégias de motivação
5.5.3. Alguns perfis de professor potenciadores da desmotivação
5.6. A avaliação da aprendizagem
5.6.1. A observação directa e diferida
5.6.1.1. Factores que contribuem para o rigor da observação
5.6.1.2. Critério de observação durante a A.B.A.
5.6.1.3. Critério de observação durante a FT
5.6.2. Os dados mensuráveis
5.6.2.1. A velocidade
5.6.2.2. A frequência
5.6.2.3. A distância de ciclo
5.6.2.4. A relação entre frequência e distância de ciclo
5.7. A avaliação e a classificação no 2º e 3º ciclo do ensino básico
VI. Conclusão
VII. Bibliografia
- Formato: Capa mole 15.00*21.00
- Nº de páginas: 192
- Editado em: 1994
- Idioma: Português
- ISBN: 9729507907