Da prática à ciência
- Formação, aprendizagem e treino em ginástica
Autor(es) - César Peixoto; Paulo Barata; Luis Moreira (ed.s)
- €15.00
Esta obra reúne as comunicações apresentadas nos 2.º e 3.º congressos da Federação de Ginástica de Portugal, nos anos de 2007 e 2009. Participam: Álvaro José Sousa; Ana Paula Micaelo; Anabela Alves; Andrzej Mastalerz; Ângela Saraiva; António José Silva;António Rosado; António Silva; António Teixeira Marques; Carlos Araújo; Catarina Miguel; César Peixoto; Cláudia Dias; Cristina Corte-Real; Dariusz Kruczkowski; Diego Leandro Ferreira; Duarte Araújo; Eunice Lebre; Francisco Saavedra; Frederica Rego; Hugo Canela; Hugo Passos; I. Narciso; Isabel Fragoso; Jerzy Sadowski; Joana Carvalho; João Campelo; João Carlos Oliva; João Ferreira; João Paulo Ramos; Jorge Abrantes; José Ferreirinha; José Penedo; Kiko Leon Guzman; Liliana Aguiar; Lívia Neves; Lurdes Ávila Carvalho; M. Alarcão; M. L. Palomero; Manuel Botelho; Marc Reis; Marco Bortoleto; Maria Isabel Condessa; Maria Raquel Silva; Miguel Correia; Miguel Moreira; Nuno Januário; Nuno Paz; Paulo Barata; Pedro Almeida; Pedro Lencastre; Pedro Gasparinho; Raul Oliveira; Rita Francisco; Rita Santos Rocha; Rubiane Oliva; Rui Carvalho; Tomasz Niznikowski; Viktor Boloban; Vítor Ferreira; Waldemar Wisniowski.
Neste livro encontramos os diversos trabalhos apresentados no 2º Congresso Nacional da Formação “Formação, Aprendizagem e Treino em Ginástica” em Outubro de 2007 em Rio Maior e no 3º Congresso Nacional de Formação/1º Congresso Internacional da Ginástica “Ciências na Ginástica e Actividades Acrobáticas” que decorreu em Novembro de 2009 na Cruz Quebrada
A realização do Congresso de 2 em 2 anos, criou e desenvolveu um marco de análise e de troca de experiências, bem como lançou um hábito de criação de conhecimento para o bem da prática da nossa ginástica.
A presença de oradores internacionais foi uma importante mais-valia, quer pela qualidade das apresentações, quer pelo importante estímulo que representaram para docentes, estudantes, investigadores, técnicos, dirigentes e ginastas nacionais. Por outro lado, a qualidade e quantidade de comunicações “Made in Portugal” abre boas perspectivas para a Ginástica e naturalmente as conclusões do Congresso serão ferramentas importantes para a reflexão e actuação da Escola Nacional de Ginástica nos próximos anos.
ÍNDICE:
PARTE 1. FORMAÇAO
1.1. Uma nova abordagem no ensino da ginástica
1.2. Fundamentos da aprendizagem das actividades gímnicas – bases gerais do treino com crianças e jovens
1.3. Segurança em ginástica: ajudas manuais
PARTE 2. TÉCNICA
2.1. Análisis de la técnica en los deportes acrobáticos
2.2. Factores perceptivos no controlo e orientação do corpo no salto mortal
2.3. Caracterização das rotinas de ginástica aeróbica – análise técnica e análise dos conteúdos das rotinas de competição dos ginastas participantes no Campeonato Europeu de 2005
2.4. Cálculo do centro de massa / centro de gravidade em ginastas seniores de GAM e a sua variação relativamente à altura em 6 posições gímnicas
2.5. Evolução do valor real de dificuldade dos exercícios de paralelas assimétricas de ginastas de elite nos últimos 5 ciclos olímpicos
2.6. Identificação de possíveis elementos gímnicos padrão dos diferentes escalões de GAM na barra-fixa
2.7. Análise qualitativa das séries de trampolim nas finais dos Jogos Olímpicos
2.8. Kinematical structure of technique key elements in acrobatic exercises
2.9. Body difficulty score (D1) in group rhythmic gymnastics in Portimão 2009 World Cup Series
2.10. Análise estrutural do apoio facial invertido na ginástica artística masculina
2.11. Ginástica, novo circo e novas práticas – notas sobre a arte acrobática e o papel da ciência
2.12. Segurança no circo: parâmetros básicos
2.13. Gymnastics activities vs circus activities
PARTE 3. TREINO
3.1. Detecção de erros – modelo de interacção de instrumentos
3.2. Estudo do comportamento da frequência cardíaca e análise dos elementos técnicos em exercícios de conjuntos de GR
3.3. Modelo de carga externa em GAF de alto rendimento
3.4. Carga mecânica em Step
3.5. Bases gerais do treino da força com crianças e jovens
3.6. Como vai o ensino da ginástica na EF? – um estudo nos Açores
3.7. Níveis de satisfação dos alunos – questionário de satisfação dos alunos em relação ao professor de educação física
PARTE 4. SAÚDE
4.1. Lesões desportivas versus ginastas
4.2. Avaliação do crescimento físico em crianças dos 6 aos 12 anos
4.3. Antropometria em crianças e jovens
4.4. Alimentação em ginastas
4.5. Os treinadores e a nutrição. De mãos dadas e/ou de costas voltadas?
4.6. Lesões em ginastas portugueses de competição das modalidades de Trampolins, Ginástica Acrobática, Ginástica Artística e Ginástica Ritmica
4.7. Estatura, crescimento nos membros inferiores e maturação em praticantes de Ginástica Artística: estudo longitudinal de 4 anos
4.8. Estudo longitudinal de 4 anos da densidade mineral óssea e conteúdo mineral ósseo em praticantes de ginástica artística
4.9.
PARTE 5. PSICOLOGIA
5.1. Comportamento decisional no contexto da competição em actividades gímnicas
5.2. Relação entre comportamentos de liderança percepcionados e o clima motivacional em ginastas de classes representativas de ginástica geral
5.3. The retention of information during gymnastic sessions: athletes retention on coaches feedback
5.4. Motivos para a prática de ginástica rítmica de competição em Portugal
PARTE 6. GESTÃO
6.1. Complexo municipal de ginástica da Maia - estudo caso
6.2. Projecto de ginástica na escola, preparação para passagem para os clubes
6.3. Organização de eventos em ginástica
6.4. Treino de crianças e jovens na ginástica – iniciação, problemas e temas de preocupação
- Formato: Capa mole 21.00 * 30.00
- Nº de páginas: 344
- Editado em: 2011
- Idioma: Português
- ISBN: 9789899692541