Comportamento organizacional Vol. 3
- Teorias das organizações, motivação no trabalho, comprometimento organizacional
Autor(es) - Jacques Rojot; Patrice Roussel; Christian Vandenberghe
- €26.50
Compreender as atitudes e os comportamentos dos indivíduos e dos grupos humanos nas organizações, analisar-lhes a evolução, conhecer-lhes as determinantes e as consequências, levantam questões incessantemente renovadas. Este último volume de uma série de três livros propõe desenvolver vários temas fundamentais do comportamento organizacional: a teoria das organizações, a motivação para o trabalho e o empenho dentro da organização. Cada um deles corresponde a um domínio de investigação particularmente fecundo e as problemáticas centrais para a gestão dos recursos humanos nas empresas e na administração pública. Tratadas como estados de arte atualizadas, é o lugar das relações humanas nas organizações que é explorado sob novas e diferentes perspetivas. Na fronteira entre as ciências da gestão, a psicologia e a sociologia, o comportamento organizacional analisa as relações entre o indivíduo e a organização. Os nove capítulos da obra propõem o estudo de temas preponderantes de forma exaustiva e didática. Esta obra destina-se aos estudantes, professores e investigadores em Gestão de Recursos Humanos e das diferentes disciplinas das ciências humanas e sociais onde o indivíduo e a organização são estudados. Interessará, obviamente, a quadros e técnicos de recursos humanos, consultores de organizações e gestão, dirigentes empresariais, responsáveis sindicais e gestores.
ÍNDICE:
Apresentação dos autores
Introdução
PRIMEIRA PARTE. TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES
CAP. 1. As sementeiras, a longa floração e os raros frutos da teoria das organizações
1.1. Encontrar um começo
1.2. As organizações tornam-se tema de discussão
1.3. Surge a teoria das organizações
1.4. A teoria das organizações desorganiza-se
1.5. Perdidos num meio instável e confuso
1.6. Conclusão
CAP. 2. Cultura e organização
2.1. Nas origens do debate: polissemia e ambiguidades
2.2. Anatomia das teorias
2.3. A cultura concebida como limites à racionalidade
2.4. Conclusão: para não acabar com a cultura
CAP. 3. O poder nas organizações
3.1. A conceção relacional do poder
3.2. As fontes do poder
3.3. A influência oculta do poder
3.4. Conclusão: uma conceção renovada do poder nas organizações
SEGUNDA PARTE. A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
CAP. 4. Teorias da motivação no trabalho e gestão
4.1. As teorias das necessidades: um quadro geral para uma politica de recursos humanos
4.2. Motivação intrínseca, teorias das características do trabalho e conceção do trabalho (Job design)
4.3. Equidade e justiça organizacional: contributos para as práticas de gestão
4.4. A teoria da fixação dos objetivos: uma abordagem dinâmica da gestão
4.5. A teoria das expectativas: um importante contributo para a gestão
4.6. Conclusão
CAP. 5. A motivação no trabalho segundo a teoria da autodeterminação
5.1. Definição da motivação no trabalho segundo a teoria da autodeterminação
5.2. Os fatores que afetam a motivação no trabalho
5.3. As três necessidades psicológicas inatas e universais
5.4. Fontes de satisfação das três necesidades
5.5. Consequências dos diferentes tipos de motivação
5.6. Conclusão
CAP. 6. Os modelos integrados da motivação no trabalho
6.1. O modelo integrado de Katzell e Thompson
6.2. O primeiro modelo integrado de Locke (1991)
6.3. O metamodelo da motivação no trabalho segundo Locke (1997)
6.4. O modelo integrado de Meyer, Becker e Vandenberghe (2004)
6.5. Conclusão
TERCEIRA PARTE. COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
CAP. 7. O comprometimento organizacional
7.1. O comprometimento organizacional: definições, modelos, formas
7.2. As variáveis antecedentes do comprometimento organizacional
7.3. As variáveis correlacionadas com o comprometimento organizacional
7.4. As resultantes do comprometimento organizacional
7.5. Os perfis de comprometimento e interações entre formas de comprometimento
7.6. Conclusão
CAP. 8. O comprometimento para com o grupo de trabalho e o superior
8.1. Os comprometimentos múltiplos no seio da organização
8.2. O comprometimento para com o grupo de trabalho
8.3. O comprometimento para com o superior
8.4. Mecanismos propostos para explicar as relações entre os comprometimentos múltiplos
8.5. Conclusão
CAP. 9. O comprometimento e o bem-estar dos empregados
9.1. O que é o comprometimento?
9.2. O comprometimento do empregado e o bem-estar: um quadro diretor
9.3. Que sabemos nós do comprometimento e do bem-estar?
9.4. Clarificação do papel do comprometimento nas relações entre fatores de stress e tensão
9.5. Conclusão e implicações
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.50
- Nº de páginas: 466
- Editado em: 2013
- Idioma: Português
- ISBN: 9789896591236