Comportamento organizacional Vol. 2
- Justiça organizacional, expectativas de carreira e esgotamento profissional
Autor(es) - Assaad El Akremi; Sylvie Guerrero; Jean-Pierre Neveu
- €26.50
Compreender as atitudes e os comportamentos dos indivíduos e dos grupos humanos nas organizações, analisar-lhes a evolução, conhecer-lhes as determinantes e as consequências, levantam questões incessantemente renovadas. Este segundo volume de uma série de três livros propõe desenvolver vários temas fundamentais do comportamento organizacional: a teoria das organizações, a motivação para o trabalho e o empenho dentro da organização. Cada um deles corresponde a um domínio de investigação particularmente fecundo e as problemáticas centrais para a gestão dos recursos humanos nas empresas e na administração pública. Tratadas como estados de arte atualizadas, é o lugar das relações humanas nas organizações que é explorado sob novas e diferentes perspetivas. Na fronteira entre as Ciências da Gestão, a Psicologia e a Sociologia, o Comportamento Organizacional analisa as relações entre o indivíduo e a organização. Os onze capítulos da obra propõem o estudo de temas preponderantes de forma exaustiva e didática. Esta obra destina-se aos estudantes, professores e investigadores em Gestão de Recursos Humanos e das diferentes disciplinas das ciências humanas e sociais onde o indivíduo e a organização são estudados. Interessará, obviamente, a quadros e técnicos de recursos humanos, consultores de organizações e gestão, dirigentes empresariais, responsáveis sindicais e gestores.
ÍNDICE:
PRIMEIRA PARTE – A JUSTIÇA ORGANIZACIONAL
CAP. 1. A justiça organizacional: definições, modelos e novos desenvolvimentos
1.1. Definições fundamentais da justiça organizacional
1.2. Estrutura da justiça organizacional
1.3. Retribuições associadas aos diferentes tipos de justiça organizacional
1.4. Os três fundamentos motivacionais da justiça
1.5. Conclusão e perspetivas
CAP. 2. Justiça organizacional: um modelo integrados dos antecedentes e das consequências
2.1. Os antecedentes das perceções da justiça organizacional
2.2. As consequências da justiça organizacional
2.3. Os moderadores dos efeitos da justiça organizacional
2.4. Os domínios de aplicação da justiça: exemplos de práticas de GRH
2.5. Conclusões e investigações futuras
CAP. 3. A justiça dos acordos idiossincrásicos no trabalho: que justiça na era da individualização
3.1. A natureza dos i-deals
3.2. A justiça sem a padronização
3.3. As perceções da justiça dos i-deals na díade empregado-gestor
3.4. As perceções de justiça dos i-deals na díade empregado-colega
3.5. As perceções de justiça dos i-deals na díade gestor-colega
3.6. A justiça como um i-deal: problemas, implicações e aplicações
3.7. Conclusão
3.8. Bibliografia
SEGUNDA PARTE – AS EXPECTATIVAS DE CARREIRA
CAP. 4. Ter sucesso na carreira: abordagem conceptual
4.1. Do sucesso na carreira ao sentimento de sucesso profissional: um quadro teórico renovado para estudar as carreiras
4.2. Medir o sucesso na carreira
4.3. Conclusão
CAP. 5. Família e carreira nos casais com dupla carreira
5.1. Os casais com dupla carreira: campo da investigação e definições
5.2. Os impactos da vida – no casal com dupla carreira
5.3. Implicações empresariais e pesquisas futuras: para que as relações entre os cônjuges sejam tidas em conta
CAP. 6. Enriquecimento e conciliação da relação entre o trabalho e a família
6.1. Perspetivas teóricas
6.2. Distinções conceptuais
6.3. Síntese da literatura
6.4. Discussão
CAP. 7. As mulheres e o teto de vidro
7.1. O teto de vidro: definições, realidades
7.2. As abordagens teóricas do teto de vidro
7.3. Conceção feminina de carreira e teto de vidro
7.4. Conclusão
CAP. 8. O indivíduo face ao congelamento de progressão na carreira
8.1. Definição e medida do congelamento de progressão na carreira
8.2. Quais são os determinantes do congelamento de progressão na carreira?
8.3. Os efeitos do congelamento de progressão na carreira
8.4. Conclusão
TERCEIRA PARTE – O ESGOTAMENTO PROFISSIONAL
CAP. 9. Violências e esgotamento profissional
9.1. Violências e trabalho
9.2. Da violência ao burnout: consequências e manifestações
9.3. Da violência ao burnout: modelos teóricos
9.4. Do burnout à relação com os clientes: o papel das violências
9.5. Burnout e violências contra os utentes/consumidores: perspetivas
CAP. 10. Burnout e saúde dos trabalhadores: determinantes e intervenções
10.1. Burnout e saúde mental
10.2. Burnout e saúde física
10.3. Burnout e comportamentos de risco
10.4. Os determinantes contextuais do burnout
10.5. Os determinantes individuais do burnout
10.6. Burnout e saúde: modelos explicativos
10.7. Reduzir o burnout e melhorar a saúde dos trabalhadores
10.8. Conclusão
CAP. 11. Exigências profissionais e envolvimento no trabalho: o seu papel na emergência do burnout
11.1. Na origem das conceções do burnout: envolvimento irrealista e carga excessiva de trabalho
11.2. Burnout e envolvimento inicial ou o choque da realidade: o modelo de Cherniss
11.3. O burnout como fracasso da busca existencial
11.4. A orientação de carreira
11.5. O envolvimento no trabalho
11.6. As exigências do trabalho e o investimento profissional
11.7. O controlo, sentimento de justiça e apoio social
11.8. A socialização das competências
11.9. Conclusão
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.50
- Nº de páginas: 426
- Editado em: 2013
- Idioma: Português
- ISBN: 789896591229