Temperatura do corpo
Autor(es) - Gonçalo Tavares
- €12.56
Com a análise de duas obras de Picasso (Retrato de Kahnweiller e Demoiselles d’Avignon) procuramos mostrar que o trajecto do corpo na pintura terá correspondido a um progressivo afastamento do corpo-forma onde a anatomia era pormenorizada ao milímetro. Defende-se, assim, a recusa de uma concepção do corpo que os paradigmas empiristas e cartesianos valorizam – um corpo em estado sólido, isto é: corpo com anatomia fixa e definida, separado do mundo por espessas fronteiras-linhas, e diferenciável, ele próprio, em órgãos autónomos com funções específicas. Tentamos mostrar, nestas duas obras de Picasso, a recusa em re-representar esse corpo de temperaturas baixas; corpo perfeito, definitivo e minucioso; corpo de uma arte mimética que congelava o movimento em poses ou num dos seus momentos, submisso à organização mecanicista de Descartes ou à Fábrica de Vesálio ou ainda harmonia Universal do Renascimento. Picasso, nesses quadras – e como consequência de todo um movimento de reacção em que se procurou o desequilíbrio e a desproporção – mostra, destrói, choca e decepciona pois abandona as tradicionais formas qualitativas frias que cristalizavam instantes, identidades, referenciais, e que diferenciavam ainda toda a anatomia do corpo afastando-o, assim, do mundo. Essas obras de pintura expressarão, ao invés, por via de uma energia de fusão, a procura das formas quantitativas e quentes que, com luz própria, e não iluminadas do exterior ou iluminando-o, indiferenciam momentos, referenciais, espaços, anatomias e identidades.
Assiste-se, então, à tentativa de presentificar um corpo em estado gasoso, corpo de altas temperaturas, onde tudo se derrete e evapora, onde tudo é transitório, fluido, indistinto.
ÍNDICE
Prefácio
Capitulo 1 – Introdução e propósitos
Capitulo 2 – O paradigma da educação física
Capitulo 3 – O Paradigma da motricidade humana
Capitulo 4- Mudanças de paradigma nas imagens do corpo
Capitulo 5 – O Corpo na pintura – da proporção a desproporção, da forma ao movimento
Capitulo 6 – Demoiselles d’avignon e retrato de Kahnwiler
Capitulo 7 – Motricidade Humana – Redefinição da Corporeidade a partir da reflexão sobre as imagens do corpo na pintura
Bibliografia
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.50
- Nº de páginas: 165
- Editado em: 2001
- Idioma: Português
- ISBN: 9789727714216