Orientações educacionais, As
- dos professores de educação fÃsica e o currÃculo institucional
Autor(es) - Fernando Vieira
- €16.79
O propósito deste estudo foi o de analisar as Orientações Educacionais de 190 professores de Educação Física e perceber como estas influenciam na interpretação e operacionalização dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF). Foram investigadas as variáveis género, idade, experiência profissional, ciclo de ensino lecionado e habilitações literárias dos professores inquiridos. Utilizámos a versão reduzida do VOI (Value Orientations lnventory). Foi utilizada estatística descritiva no tratamento dos dados para cada uma dos Orientações Educacionais. Foi calculado o número e percentagem dos professores que demonstraram uma alta, média e baixa prioridade para cada uma das orientações educacionais em estudo. Calculou-se, ainda, o coeficiente de correlação para determinar o índice de associação entre as diferentes Orientações Educacionais. Não existiram diferenças significativas nos variáveis estudados à exceção do variável habilitações literárias. Os professores com bacharelato têm uma Responsabilidade Social superior, enquanto os professores mestres dão ênfase à Mestria Disciplinar. Foram selecionados da amostra inicial, parte extensiva da investigação, 12 professores com alta prioridade em cada uma das Orientações Educacionais para serem entrevistados acerca da forma como interpretam os PNEF. Depois da análise de conteúdo realizada ao discurso dos professores, podemos concluir que as Orientações Educacionais dos Professores de EF influenciam grandemente a leitura e a interpretação dos Programas Nacionais em vigor.
ÍNDICE
Agradecimentos
Prefácio
Notas explicativas
Introdução
Capítulo 1 – Análise da literatura
1. Introdução
2. Um breve olhar sobre a formação de professores
2.1. Paradigmas associados à formação de professores
2.2. Teoria da socialização ocupacional
2.3. Formação inicial
3. Currículo: conceituação, fontes curriculares e tipos de organização curricular
3.1. Currículo: conceituação
3.2. Fontes curriculares e tipos de organização curricular
4. Reflexão e análise crítica dos planos curriculares em vigor
5. O pensamento do professor – teorias implícitas, concepções e crenças educacionais
Capítulo 2 – Definição da problemática, objectivos de estudo e hipóteses de pesquisa
1. Apresentação do estudo
2. Objectivo do estudo
3. Hipóteses de pesquisa
Capítulo 3 – Métodos e procedimentos
1. Metodologia do estudo
2. Etapa extensiva
2.1. O questionário
2.2 Características do questionário
2.3. Distribuição e devolução dos questionários
2.3.1. Regras de aplicação
2.3.2. Distribuição dos questionários
2.3.3. Devolução dos questionários
2.4. Caracterização da amostra
2.4.1. Os professores constituintes de amostra
2.4.1.1. Sexo
2.4.1.2. Idade
2.4.1.3. Experiência Professional (número de anos de ensino) dos inquiridos
2.4.1.4. Habilitações académicas
2.4.1.5. Ciclo de ensino em que os inquiridos leccionam
2.5. Tratamentos dos dados
3. Etapa intensiva
3.1. Razões de entrevista
3.2. Estrutura da entrevista
3.3. Validação da entrevista
3.4. Critérios de selecção do painel de entrevistados
3.5. Condições da realização da entrevista
3.6. Critérios de transcrição das entrevistas
3.7. Caracterização dos professores entrevistados
3.8. Tratamento dos dados
3.9. Verificação da estabilidade da aplicação do sistema de categorização
4. Limitações do estudo
Capítulo 4 – Apresentação e discussão dos resultados
1. Apresentação e discussão dos resultados obtidos na parte extensiva do estudo
1.1. Correlações existentes entre as diferenças orientações educacionais
1.2. Orientações educacionais de alta e baixa prioridade
1.3. As orientações educacionais e as variáveis em estudo
1.3.1. As orientações educacionais e o sexo dos inquiridos
1.3.2. As orientações educacionais e o escalão etário dos inqueridos
1.3.3. As orientações educacionais e a experiência de serviço
1.3.4. As orientações educacionais e as habilitações literárias
1.3.5. As orientações educacionais e o ciclo de ensino leccionado pelos professores
1.4. Valores estimados para o cruzamento de variáveis
1.4.1. Orientações educacionais / sexo / experiência Professional
1.4.1.1. Orientações educacionais / sexo / 1 ano de serviço
1.4.1.2. Orientações educacionais / sexo / 2 e 3 anos de serviço
1.4.1.3. Orientações educacionais / sexo / 4 e 5 anos de serviço
1.4.1.4. Orientações educacionais / sexo / mais do que 5 anos de serviço
1.4.2. Orientações educacionais / sexo / ciclo de ensino
1.4.2.1. Orientações educacionais / sexo / 3º ciclo do EB
1.4.2.2. Orientações educacionais / sexo / 3º ciclo do EB + secundário
1.4.2.3. Orientações educacionais / sexo / ensino secundário
1.4.3. Orientações educacionais / sexo / habilitações académicas
1.4.3.1. Orientações educacionais / sexo / bacharelato
1.4.3.2. Orientações educacionais / sexo / licenciatura
1.4.3.3. Orientações educacionais / sexo / mestrado
1.4.4. Orientações educacionais / sexo / escalão etário
1.4.4.1. Orientações educacionais / sexo / até 24 anos
1.4.4.2. Orientações educacionais / sexo / 26 a 35 anos
1.4.4.3. Orientações educacionais / sexo / 36 a 45
1.4.4.4. Orientações educacionais / sexo / maiores de 45 anos
2. Discussão dos resultados da parte intensiva do estudo
2.1. Legitimação da educação física escolar
2.2. Finalidade e objectivos gerais da educação física escolar
2.2.1. As finalidades da disciplina de educação física
2.2.2. Os objectivos gerais da disciplina e educação física escolar
2.3. Matérias / conteúdos da educação física escolar
2.4. Os programas de educação física
2.4.1. Grau de conhecimento
2.4.2. Grau de adequação à realidade nacional e pessoal
2.4.3. Opinião dos professores acerca dos programas de EF
2.5. A avaliação em educação física e as orientações educacionais dos professores
2.6. Expectativas dos professores de educação física
Conclusões gerais
Bibliografia
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.00
- Nº de páginas: 325
- Editado em: 2007
- Idioma: Português
- ISBN: 9789727719174