Praxologia da Educação Física e do desporto
Autor(es) - Adriano Pereira; Ioan Bota; Laurentiu Bocioaca
- €11.54
A deficitária existência no nosso país de publicações técnico-científicas de qualidade sobre desporto, em língua portuguesa, leva a que o Instituto Piaget, através da edição da presente obra e de outras já editadas, contribua para o reforço de uma nova cultura desportiva nacional e se alargue a reflexão por entre os principais destinatários:
I)Os que desempenham funções académicas – professores e alunos, nos estabelecimentos de ensino superior universitário e politécnico, público e privado, no domínio das ciências do desporto, ou da motricidade humana e da educação física;
II) os que desempenham funções técnicas no associativismo desportivo português, na via do rendimento – treinadores e monitores de federações, associações e clubes, no âmbito das diversas modalidades desportivas;
III) os que desempenham funções pedagógicas – professores de Educação Física, de todos os níveis de ensino; e
IV) todos os que se interessam de, alguma forma, pelo fenómeno desportivo, contam, a partir de agora, com a experiência (mais de 45 anos) e dedicação à causa da investigação (mais de 4 dezenas de obras publicadas) em ciências do desporto do professor catedrático Ioan Bota, e com a reflexão dos docentes universitários Laurentiu Bocioaca, e Adriano Pereira, para tal desiderato.
ÍNDICE
Capítulo 1 – Aspectos teórico-práticos da educação física e do desporto, como disciplinas científicas
1.1. A evolução no domínio científico
1.2. A ciência da educação física e do desporto
Capítulo 2 – Noções fundamentais da teoria e metodologia da educação física e do desporto
2.1- A educação física
2.2. O desporto
2.3. O treino desportivo
2.4. A cultura física
2.5. A capacidade motora
Capítulo 3 – A educação física e o deporto como actividades sociais
3.1. A origem da educação física e do desporto
3.2. A essência da educação física e do desporto
3.3. O ideal da educação física e do desporto
3.4. As funções da educação física e do desporto
3.5. Os objectivos da educação física e do desporto
Capítulo 4 – Os meios da educação física e do desporto
4.1. Considerações gerais
4.2. A tipologia dos meios
4.3. O exercício físico e os seus efeitos de adaptação
Capítulo 5 – As componentes do processo da educaçãoo física e do desporto
5.1. Os conhecimentos teóricos da especialidade
5.2. As qualidades motoras
5.3. Bases fisiológicas e metodológicas de prática da educação física e do desporto
5.4. Os hábitos e as habilidades motoras
5.5. Outros conteúdos da educação geral
Capítulo 6 – Os princípios de instrução na educação física e no desporto
6.1. O princípio da participação consciente e participação activa
6.2. O princípio da intuição
6.3. O princípio da acessibilidade
6.4. O princípio de sistematização e da continuidade
6.5. O princípio da ligação da instrução às exigências da actividade prática
6.6. O princípio da sólida assimilação
Capítulo 7 – Os métodos na educação física e no desporto
7.1. Considerações gerais
7.2. Métodos de instrução
Capítulo 8 – Orientações metodológicas modernas na educação física e no desporto
8.1. A autonomia na educação física e no desporto
8.2. O tratamento diferenciado dos alunos/atletas
8.3. A problematização
8.4. A modelação
8.5. A instrução programada
8.6. A algoritmização
Capítulo 9 – Formas de prática dos exercícios físicos
Capítulo 10 – A aula de educação física
10.1. Tipologia
10.2. Aspectos estruturais
10.3. A dinâmica e a orientação do esforço
10.4. A densidade da aula
Capítulo 11 – A avaliação na educação física
11.1. O conceito de avaliação
11.2. Tipos de avaliação
11.3. Erros na avaliação
11.4. Métodos de avaliação
Capítulo 12 – Planeamento e registo
12.1. O planeamento
12.2. O registo
12.3. A metodologia da elaboração dos documentos de planeamento
Bibliografia
- Formato: Capa mole 16.00 * 23.00
- Nº de páginas: 175
- Editado em: 2005
- Idioma: Português
- ISBN: 9789727716258