História da inovação no sector bancário
Autor(es) - Orlando Rolo
- €20.67
“Existem autores que defendem que a diferença entre o valor bolsista e o valor patrimonial de uma empresa mede o conhecimento da empresa ou o capital intelectual. Trata-se de uma enormidade, pois num Mundo onde 60% da economia global, aberta, não é regulada pelo poder estatal e, por isso, insusceptível de ser quantificada e valorizada, em volume e valor, nas contabilidades nacionais, os próprios mercados não funcionam com transparência (p. 230). Além disso, a moeda-informação, representativa, electrónica, desmaterializada, a moeda abstracta de hoje, perdeu em substância (valorizando-se ficticiamente através de processos especulativos e de matemática duvidosa) a correspondência que se estabelecia com os bens usados e ou permutados resultantes da geração de valor através de actividades económicas e intelectuais que usam e ou consomem conhecimento, tempo e matéria (massa-energia).”
ÍNDICE:
Cap. 1. A troca
1.1. A troca directa
1.2. A troca indirecta ou monetária
1.3. Os alvores da actividade bancária
Cap. 2. O crédito
2.1. Enquadramento
2.2. A origem religiosa do crédito
2.3. A necessidade de registo das transacções
Cap. 3. A moeda
3.1. A natureza da moeda
3.2. A moeda metálica
3.3. A moeda metálica em Portugal
3.4. A materialidade da moeda metálica, os sistemas metalistas e a confiança na moeda
3.5. O câmbio
3.6. As relações politicas, económicas e financeiras internacionais
3.7. Relação entre o câmbio e o juro
3.8. Relação entre o crédito e a moeda
3.9. A moeda de papel
Cap. 4. A informação
4.1. Informação e comunicação
4.2. O transporte de informação. O correio
4.3. O transporte de informação. As telecomunicações
4.4. O transporte de informação. Meios audiovisuais, redes, internet e convergência
4.5. Evolução da contabilidade no Mundo
4.6. Evolução da contabilidade em Portugal
4.7. A informática e os sistemas de informação
Cap. 5. Bancos e mercados financeiros. Inovação e gestão estratégica
5.1. A estratégia de captura de inovação como estratégia competitiva
5.2. A incorporação da ponderação do risco no valor dos bens
5.3. A importância da inovação no processo de mudança
5.4. Estruturas e funcionamento flexíveis
5.5. A normalização no uso de recursos
5.6. Áreas estratégicas de inovação bancária
Cap. 6. O negócio financeiro
6.1. Forças de mudança e de transição no sector bancário
6.2. Factores, funções e processos de produção bancários
6.3. Os produtos bancários
6.4. O desenvolvimento estratégico de novos produtos
6.5. O desenvolvimento estratégico da diferenciação organizacional
6.6. Perspectivas de evolução da actividade financeira
6.7. Uma paragem na caminhada pela história
6.8. Estudo de casos
6.9. Marcos da evolução na actividade financeira
Anexos
Apêndice I. Conceitos de valor
Apêndice II. Evolução dos conceitos de valor
- Formato: Capa mole 17.00 * 24.00
- Nº de páginas: 342
- Editado em: 2008
- Idioma: Português
- ISBN: 9789899567320