Metodologia do ensino da dança
Autor(es) - Ana Batalha
- €0.00
Sendo as artes a manifestação por excelência dos nossos pensamentos e emoções ou seja, um acto de expressão pleno sem fronteiras, nem medos. Sendo nas artes que existe a possibilidade de uma explosão de identidades, o Ensino Artístico, não deve ser um luxo mas parte integrante da Educação dos jovens, de modo a conseguirmos um desenvolvimento completo e harmonioso do ser humano. A Arte em si mesma é sinónimo de educação.
A abordagem ao tema METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA, tem como finalidade possibilitar o domínio de conhecimentos, competências e habilidades profissionais, que permitam aos professores de dança utilizar as actividades expressivas como um meio privilegiado de desenvolvimento e educação.
ÍNDICE:
1ª PARTE
1. Introdução
2. Valor das artes
3. A dança como forma de arte
4. Os grandes paradigmas do ensino da dança
4.1. Intervenientes do processo coreográfico – Habilidades da dança
4.2. Contextos da dança
4.3. Unidades estruturais da dança – Paradigma Labaniano
4.4. Estruturas rítmicas
5. Modelo integrado
2ª PARTE
1. Técnicas de ensino
1.1. Conceptualização
1.1.1. Planeamento
1.1.2. Caracterização da situação
1.1.3. Recursos materiais
1.1.4. Plano de aula
1.1.5. Redacção da aula
1.1.6. Objectivos
1.2. Realização
1.2.1. Dimensões de Ensino
1.2.2. Professor eficaz
1.2.3. Estilos de ensino
1.3. Avaliação
1.3.1. Formas e procedimentos da avaliação
1.3.2. Grelhas de avaliação
3ª PARTE
1. Dança
1.1. Dança para todas as populações (Objectivos, conteúdos, modelo de aula, plano de lição, tempo das fases da aula, graus de complexidade)
2. Técnicas de dança
2.1. Intervenção educativa
2.2. Dança para jovens / Adultos (Objectivos, conteúdos, modelos de aula, plano de lição, graus de complexidade)
2.2.1. Dança Moderna
2.2.2. Dança Jazz (Nova dança, Danças tradicionais)
2.3. Desenvolvimentos da dança para jovens / adultos
2.4. Dança para crianças (Objectivos, conteúdos, modelo de aula, plano de lição)
2.4.1. Dança criativa
2.4.2. Educação rítmica
2.4.3. Expressão dramática
2.4.4. Rodas e jogos cantados
2.5. Desenvolvimentos da dança para crianças
4ª PARTE
1. Conclusões
2. Bibliografia
- Formato: Capa mole 17.00 * 24.00
- Nº de páginas: 251
- Editado em: 2004
- Idioma: Português
- ISBN: 9727351077