e-Sports
- O desporto em mudança?
Autor(es) - J. Constantino; M. Machado (edit.s)
- €20.00 €17.00
O conceito de desporto adquiriu uma carga semântica muito mais ampla do que aquela que originariamente o marcava e tem consequências que, em muito, se projetam para além de uma simples disputa ou imprecisão terminológicas circunscritas a círculos restritos, pois é neste contexto, onde a adjetivação desportiva se gruda a todo o tipo de atividades, que o debate contemporâneo se processa e é percebido pela opinião pública, e em torno do qual se caucionam tomadas de decisão em políticas públicas e associativas.
No âmbito das diferentes práticas sociais existem distintas atividades que se estruturam em torno de uma dinâmica de disputa/competição e que nunca invocaram o direito a serem consideradas de “atividades desportivas”, mesmo quando, ainda que de forma abusiva, se apropriam de vocábulos desportivos. As olimpíadas de diferentes disciplinas escolares são o exemplo mais vivo. E as competições vinícolas e de outro tipo de atividades do mundo rural um outro exemplo. Ou as competições ocorridas no âmbito das práticas de gestão.
É neste contexto que assistimos, nos últimos anos, à tentativa de integrar os chamados jogos eletrónicos ( na versão anglófona e-games ou e-sports) como desporto e nesse caso até como modalidade/especialidade a poder integrar o programa dos Jogos Olímpicos.
Independentemente da resposta a dar à questão, na qual têm estado envolvidos operadores comerciais, especialistas técnicos e juristas, arrastados por força do impacto comercial e financeiro de um fenómeno que naturalmente requer regulação, sobreleva uma outra questão que é a de saber quais as consequências do uso compulsivo deste tipo de dispositivos e eventuais comportamentos aditivos que estimula e se isso é compatível com uma narrativa que o desporto sempre invocou de ser um elemento formativo ao serviço do desenvolvimento humano.
(excerto do Prefácio de J. Constantino, Presidente do COP)
Índice
Prefácio,José Manuel Constantino.
1. Pode o e-sport ser incluído no conceito de desporto? Duarte Araújo.
2 Conceito de Desporto, Manuel J Coelho-e-Silva, Diogo Martinho, João Valente-dos-Santos, Robert M Malina.
3 Desporto: IT ou BIT? Pedro Manuel-Cardoso.
4 Os e-sports: realidade e desafios, Pedro Sequeira, António Lopes.
5 São os e-sports desporto? Breve análise jurídica, Alexandre Miguel Mestre.
6 Devem os e-sports ser considerados Desporto? Ana Santos.
7 e-Sports: do silêncio ao desporto, Paulo Martins.
8 A organização internacional dos e-sports, Rui Alexandre Jesus.
9 e-Sports: invasores ou legítimos descendentes do Desporto contemporâneo? Rui Proença Garcia, Antonino Pereira, Luísa Ávila da Costa.
10 Integridade dos e-sports. A colisão iminente num ecossistema em rápida mudança? João Paulo de Almeida, Joana Gonçalves.
11 Jogo online “entre o normal e o patológico”, Assunção Neto, Rita Magalhães.
12 e-Sports, desporto contemporâneo. Exigências psicológicas, rendimento e saúde mental, João Lameiras, Ana Bispo Ramires.
13 e-Sports: A síntese sobre as motivações e os desafios, Maria João Andrade.
14 Das salas de arcada às grandes arenas desportivas mundiais: o caminho flamejante dos e-sports, Ricardo Alexandre Correia.
- Formato: Capa mole 16.00 * 24.00
- Nº de páginas: 208
- Editado em: 2020
- Idioma: Português
- ISBN: 9789895404094